Notícia - Fogos de artifĂ­cio e sofrimento animal - Parte 1

Fogos de artifĂ­cio e sofrimento animal - Parte 1



Os fogos de artifício são responsáveis pelos mais variados tipos de acidentes, causando lesões e até mesmo mortes. Se isso não fosse suficiente, as explosões são responsáveis também por excessiva perturbação aos idosos, crianças, deficientes e aos nossos queridos animais.

Segundo especialistas, o ouvido humano suporta até 80 decibéis e uma queima de fogos produz sons de até 140 decibéis. Agora pensem que o sistema auditivo dos animais é muitíssimo mais desenvolvido que o nosso e, por isso, é também mais sensível.

É comum ouvir relatos de casos de fugas de animais assustados com o som alto, bem como a ocorrência de acidentes associados a situações de estresse e pânico, tanto em domésticos como em silvestres, resultando em sérios ferimentos e, em ambos os casos, podendo levar à morte.

Apesar de haver lugares proibindo os fogos de artifício sonoros, infelizmente estes artefatos ainda fazem parte da cultura de comemoração dos brasileiros.

Por isso, para donos de felinos e caninos domésticos, é fundamental conhecer algumas técnicas que possam ajudar seu pet.

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor | Pesquisador
Fundador da Ong Bicho Legal


 
« Voltar