Notcia - Mudanças Comportamentais em Animais Idosos: o que você precisa saber!

Mudanças Comportamentais em Animais Idosos: o que você precisa saber!



O tema veio à tona recentemente com a morte da Estopinha, considerada a primeira cadelinha influencer do Brasil e que morreu aos 14 anos, rodeada de cuidados. O tratamento dado ao animal se destacou pela dedicação do tutor e especialista em comportamento animal, Dr. Alexandre Rossi. Estopinha já era considerada idosa e tinha problema no estômago, que se agravou com a necessidade de tomar medicamentos após contrair uma infecção na unha. O quadro chamou a atenção para os cuidados com os animais idosos.

Geralmente quando o paciente vai ficando mais velho, funciona muito como no ser humano: fica prostrado, cansando mais fácil, demonstra intolerância ao exercício, mesmo estando saudável, dificuldade para enxergar, levantar e escutar, além dos pelos, que tendem a perder a coloração”, explica o médico veterinário Sérgio Santalucia.

É necessário ficar atento, uma vez que a velhice requer cuidados especiais. “Conseguimos minimizar os sinais articulares e ósseos, por exemplo, com uma alimentação regrada. Também podemos evitar sobrecarga nas articulações oferecendo espaços com piso emborrachado. Essas são apenas algumas maneiras de atenuar os sinais”, exemplifica Santalucia.

Veja a matéria completa em: https://anda.jor.br/entenda-o-que-muda-no-comportamento...

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor Público
Fundador da ONG Bicho Legal


 
« Voltar