Notcia - Cenoura faz o pelo brilhar?

Cenoura faz o pelo brilhar?



Muita gente tem o hábito de oferecer cenoura para seus cachorros, mas será que essa prática traz benefícios? Mais do que isso: será que você está fazendo do jeito certo?

A cenoura é uma raiz extremamente rica em vitamina A, importante no combate dos radicais livres, agindo como antioxidante no organismo dos cães. A vitamina A, de modo geral, contribui para a saúde da visão, da pele, de mucosas e dos ossos, além de participar da síntese de hormônios e proteínas. Também repleta de fibras, ela auxilia no controle do colesterol e no bom funcionamento intestinal, mas em excesso ela pode ser prejudicial ao pet.

Cenoura crua para cachorro

Se você dá a cenoura crua e inteira para seu cachorro, serve muito mais para recreação e para limpeza dos dentes do que como um alimento propriamente dito.

Por não mastigarem muito bem, os cachorros não aproveitam a cenoura crua como poderiam e, por isso, o mais indicado é oferecê-la cozida, ralada ou triturada em pedacinhos pequenos.

Cuidado com a hipervitaminose A

Vitaminas costumam fazer muito bem à saúde, mas quando em excesso, elas podem ter consequências irreversíveis. Quando seu pet come cenoura todos os dias – e consequentemente ingere muita vitamina A -, ele pode apresentar queda de pelo, pele com lesões, dores nas articulações, prostração, fotossensibilidade (se incomoda com a luz) e distúrbios reprodutivos.

“Doses” recomendadas

Quer fazer um agrado para seu peludo? Consulte um médico veterinário para saber o quanto de cenoura ele pode comer por semana, pois isso varia de acordo com seu peso, idade e tipo de dieta.

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor | Pesquisador
Fundador da Ong Bicho Legal


 
« Voltar