Notícia - Cuide de quem você ama! Raiva Mata

Cuide de quem você ama! Raiva Mata



O primeiro caso de morcego positivo para raiva em 2023, em Jundiaí, foi identificado pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), no dia 16 de janeiro, no bairro Gramadão.

A raiva é altamente letal. A transmissão se dá normalmente pela mordida de animais infectados. Mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas.

Uma das principais formas de controlar a doença é por meio da vacinação dos animais de estimação. No entanto, é preciso que o poder público disponibilize a imunização para que a população vacine seus animais. Por isso, encaminhei recentemente um Requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a retomada da vacinação antirrábica de cães e gatos, levando em consideração que já não tivemos a campanha de imunização nos últimos anos.

No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a Visam, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.

Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa até seu recolhimento. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.

A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na Visam, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor
Fund. Ong Bicho Legal


 
« Voltar