Notícia - Seu pet é medroso e tem pavor de carro? Saiba o que fazer

Seu pet é medroso e tem pavor de carro? Saiba o que fazer



Assim como os seres humanos, o cão também sente medo por diversos fatores. Com isso, comece acostumando-o lentamente, a ponto que ele perceba que essa mudança foi natural seguindo o passo-a-passo:

Vencendo o inimigo: comece a acostumá-lo a entrar com o carro parado, brincando ou alimentando-o lá dentro. Recepcionar algum membro da família no carro, ganhar petisco ou brincar perto do automóvel também ajuda. Enquanto ele estiver relaxado, elogie bastante. Se ele tensionar, ignore-o. Aumente o desafio aos poucos.

Petiscos: esse exercício consiste em ensinar o pet a subir e descer do carro sem ajuda e acostumá-lo com o lugar que deverá ficar. Coloque um petisco no banco traseiro e abra a porta oposta, assim, ele terá que entrar por uma porta, pegar o petisco e sair pela outra. Quando ele se acostumar, deixe o pet no automóvel e ligue o carro, mas sem sair do lugar. Enquanto o pet estiver ali, recompense com carinho, petisco e palavras positivas.

Hora de passear: comece com pequenas voltas no quarteirão, sempre tomando cuidado com a velocidade para não assustá-lo. Importante: se o pet só anda de carro para ir a programas que ele não gosta, como ir ao veterinário tomar vacinas, por exemplo, experimente levá-lo para um parque ou a outros lugares agradáveis.

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor | Pesquisador
Fundador da Ong Bicho Legal



 
« Voltar