Notícia - Reunião com Mata Ciliar e demais autoridades!

Reunião com Mata Ciliar e demais autoridades!



Na última sexta-feira (21), frente ao impasse que está acontecendo entre a Associação Mata Ciliar e a empresa Voa SP, participei de mais uma reunião como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Jundiaí em prol da instituição. A reunião contou com a presença do Prefeito, Luiz Fernando Machado, diretores da ONG, Luisa Mell, Deputado Estadual Bruno Ganen, integrantes do Ministério Público, Presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, e demais participantes, para unir forças e ajudar na resolução do caso.

A Associação Mata Ciliar tornou-se referência de conservação da fauna silvestre em todo país, pois recebe cerca de 30 animais diariamente, abriga mais de 800 animais silvestres e cuida de mais de 2000 em vida livre na flora. Reconhecendo a importância da instituição, já havíamos aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça-feira (18) a moção de APELO ao governo do Estado de São Paulo para ajudar quanto a manutenção do local cedido à Mata Ciliar. Na mesma data, realizei uma reunião que contou com a participação dos vereadores da Câmara de Jundiaí e os dirigentes da Mata Ciliar - Jorge e Cristina visando esclarecer a situação.

Ocorre que a Mata Ciliar funciona em um terreno cedido pelo Estado, ao lado do aeroporto de Jundiaí, e a empresa concessionária do aeroporto, VOA SP, busca ampliar os serviços prestados utilizando uma área muito próxima. De acordo com a Associação Mata Ciliar, nos últimos dias a Voa SP realizou obras de desmatamento e o barulho das máquinas teria colocado os animais sob estresse, pondo em risco também a segurança da população dos arredores. A Associação também recebeu uma notificação extrajudicial para desocupar o local em 48 horas, prazo inviável devido à quantidade de animais abrigados e à abrangência do projeto.

Com todas essas ações, foi possível conhecer os argumentos da Mata Ciliar e estabelecer que, caso seja necessário uma nova área para utilização da Ong, deverá ser aprovada pela diretoria, contará com toda estrutura que necessitam para realização do trabalho e o manejo dos animais será realizado com auxílio do poder público, do governo do Estado e da iniciativa privada. E caso se mantenham no mesmo local, será proposto um novo acordo com a empresa VOA para que os animais não sejam prejudicados. No dia 1 de junho será realizada outra reunião com os mesmos integrantes para concluir esta questão tão delicada.

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor Público
Fundador da ONG Bicho Legal


 
« Voltar