Notícia - Prefeitura de Jundiaí desenvolveu um asfalto ecológico para melhorar estradas rurais

Prefeitura de Jundiaí desenvolveu um asfalto ecológico para melhorar estradas rurais



Boa notícia: a Prefeitura de Jundiaí desenvolveu um asfalto ecológico para melhorar estradas rurais, com uma durabilidade que chega a 10 anos.

Nas vias rurais, o asfalto ecológico já está sendo utilizado em cerca de 33 quilômetros, conforme exige a legislação. Para isso, devem ser reciclados em torno de 10,5 mil pneus, material que é poluente.

No caso dessas estradas rurais, o asfalto receberá um reforço de agentes estabilizadores como cimento ou espuma de asfalto. Dependendo do tipo de solo de cada estrada, podem ser acrescentados ainda agregados reciclados produzidos pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí (Geresol), resultando em uma base de excelente capacidade de suporte.

A legislação que dispõe sobre o tema em Jundiaí, de minha autoria, é a Lei nº 11.242/2013, que define que todas as vias públicas devem ser pavimentadas com asfalto ecológico, exceto no caso de inviabilidade técnica comprovada. Com esse reforço na qualidade encontrado pela Prefeitura de Jundiaí, a utilização do asfalto ecológico avança ainda mais na cidade.

Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor Público
Fundador da ONG Bicho Legal


 
« Voltar