Notícia - Festa Junina: rojões e balões são soltos mesmo com proibições e conscientização

Festa Junina: rojões e balões são soltos mesmo com proibições e conscientização



A época de festejos juninos chegou e com ela, infelizmente, o uso de fogos de estampido e a soltura de balões também.

Soltar balões é crime, mas, infelizmente, é comum vermos a soltura dos mesmos nessa época do ano. Às vezes esses balões caem em áreas de mata, como a Serra do Japi, e causam incêndios - intensificados pelo clima mais seco típico do outono e inverno. Se presenciar alguém soltando balões, denuncie!

Já os fogos de estampido só são proibidos na área de preservação da Serra do Japi, por meio da lei 8976/2018, de minha autoria em conjunto com os vereadores Faouaz Taha, Paulo Sergio Martins e Rafael Antonucci. A denúncia também é importante em casos de descumprimento da lei.

No entanto, no restante da cidade, a soltura dos fogos de estampido ainda é permitida, após a proposta de proibição ter sido recusada por duas votações na Câmara Municipal de Jundiaí.

Além dos animais silvestres e de estimação, os fogos de estampido também são prejudiciais a pessoas com deficiência, autistas, idosos e enfermos.

Sabendo que a maior parte da população é favorável a proibição dos rojões e tendo em vista os festejos juninos por vir, em breve o projeto deve entrar em votação novamente, pela terceira vez. Dessa vez, estamos confiantes de que ele possa, finalmente, ser aprovado. Contamos com o apoio de todos!

Leandro Palmarini
Vereador | Gestor Público
Fundador da ONG Bicho Legal


 
« Voltar