Notícia - Fogos com Barulho Não!

Fogos com Barulho Não!



A Votação do Projeto de Lei de autoria dos vereadores Leandro Palmarini, Faouaz Taha, Paulo Sérgio Martins e Rafael Antonucci que veda fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de efeito sonoro em Jundiaí, será nesta terça, dia 02/07, a partir das 18h na Câmara Municipal.

São diversos os impactos negativos relacionados a esta prática. As explosões destes artefatos produzem gases extremamente tóxicos e nocivos ao meio ambiente, e podem causar problemas respiratórios. São inúmeros os casos de acidentes, queimaduras e demais lesões que podem levar ao óbito. Pessoas que se encontram sob tratamentos delicados, internadas em hospitais, clínicas, crianças com distúrbios comportamentais sofrem sobremaneira ao ouvirem os estampidos. Como podem exceder os 150 decibéis, danos severos à audição podem ser ocasionados por conta da utilização de fogos de artifício.

Os animais silvestres e domésticos também sofrem demasiadamente com a poluição sonora dessas manifestações. O barulho causado desorienta e gera pânico, uma vez que eles possuem uma hipersensibilidade auditiva, provocando fugas desesperadas, quedas e automutilação. Além disso, em decorrência do estresse causado, muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, enforcamento em coleiras, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte.

Muitos municípios já aprovaram leis proibindo os fogos de estampido. Jundiaí também precisa aprovar essa lei, em benefício dos animais, crianças, idosos e hospitais.

Contamos com seu apoio. Compareçam, compartilhem!

Leandro Palmarini
Vereador PV | Gestor Público
Fundador da Ong Bicho Legal


 
« Voltar